União de Mocidade Presbiteriana

Federação | Presbitério Oeste da Paraíba
"Servos uns dos outros, pelo amor." (Gálatas 5.13)

O que é a UMP?

Em maio de 2011 comemoramos nossos 75 anos. Como assim? Pois se algumas UMPs já fizeram suas festas de 75 e mais?

Datas podem ser convencionadas. Nossos 75 anos significam que, a partir da reunião do Supremo Concílio de 1936 houve a decisão de chamar todas as sociedades domésticas de jovens e as que viriam a se organizar, de União de Moços Presbiterianos – UMP. (Digesto Presbiteriano 1882-1942, pg. 20).

Em 1938 foi criada a Secretaria Geral da Mocidade, sendo o nosso primeiro Secretário o Rev. Benjamin Moraes (Digesto Presbiteriano 1882-1942, pg. 20). Em 1946 outras denominações já haviam organizado seus órgãos nacionais e nos também o fizemos quando, em fevereiro, no Primeiro Congresso Nacional da Mocidade Presbiteriana, foi organizada a Confederação da Mocidade Presbiteriana – CMP, cujo primeiro presidente foi o jovem Tércio Epêneto Emerique.

A Mocidade Presbiteriana cresceu, a CMP esteve em todos os Estados onde existiam UMPs organizadas, colaborou na criação de Federações Presbiteriais, publicou o jornal “Mocidade” e realizou Mais quatro congressos nacionais até que, em 1960, foi extinta a CNM e desativado o seu jornal.

A juventude presbiteriana ficou triste, tirou o pé no acelerador, mas não se acabou. Em diversos pontos do Brasil houve real crescimento, foram organizadas Confederações Sinodais, e em 1986 – depois de 26 longos anos de trabalho e grandes lutas, foi reorganizada, capitaneados por Sinodais do Rio, a Confederação, recebendo o novo nome: Confederação Nacional de Mocidade.

Estamos na sexta legislatura, tivemos algumas dificuldades durante esses quase 25 anos, mas revigorados pelo Senhor, entramos neste novo quadriênio com toda a esperança de proclamarmos cada vez mais alto de que “Somos testemunhas!”, alegres na esperança, fortes na fé, dedicados no amor, unidos no trabalho.

Extraído do Site da UMP
    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial